Encontra-se a decorrer, no âmbito do Plano Anual de Atividades, a Exposição “Tabela Periódica Interativa”, realizada pelos alunos do 9.º Ano de escolaridade na disciplina de Físico-Química.
O objetivo desta abordagem do estudo da Tabela Periódica é permitir aos alunos fazer um trabalho diferente e mostrar que podem utilizar os meios tecnológicos do seu dia a dia para explorar de outra forma a informação de que se dispõe sobre os 118 elementos químicos que constituem todo o Universo conhecido.
Na visita, os alunos têm a oportunidade de visualizar em 3D, com recurso à app “Rapp Chemistry”, a representação do átomo de cada elemento, onde são destacados os eletrões em movimento ao redor do núcleo e a respetiva distribuição em níveis de energia bem definidos. Nesta mesma app, são evidenciados os eletrões de valência responsáveis pelas propriedades dos elementos químicos.
Termina a visita com a audição de uma versão da canção da tabela periódica (https://youtu.be/Xm64DAEAMPc).
O grupo de Físico-Química agradece ainda a colaboração do professor Jorge Cabral que auxiliou na criação dos códigos QR que remetem para a apresentação individual de cada elemento, no YouTube.