Neste dia 1 de dezembro de 2021 a EPL olha para trás, para outro primeiro de dezembro, aquele em que um grupo de conjurados devolve a Portugal a soberania e põe fim a uma União Ibérica que durara quase 60 anos. Há 381 anos, no ano de 1640, o povo juntar-se-ia em aplausos e vivas a D. João IV – uma coroa e um destino novamente luso.
Para evocar a efeméride, os professores de História e o Departamento de Expressões coordenaram um projeto que envolveu as turmas do 4.º ao 9.º ano, com contributos pontuais de alunos das turmas de Humanidades do 10.º e 11.º anos. Foi um projeto que envolveu uma equipa multidisciplinar e o empenho dos nossos alunos, um trabalho ilustrado e narrado pelos alunos que resultou num filme que foi projetado nas diferentes salas de aula de cada uma das turmas da nossa escola.
O filme parte de Portugal e dos acontecimentos associados ao dia 1 de dezembro de 1640 para revelar, ao longo dos séculos seguintes, outros momentos em que a luta pela independência ou pelo direito à autodeterminação foram motores de mudança do rumo histórico desses povos de outras geografias.
A EPL celebrou o 1 de Dezembro de 1640 mostrando que no passado encontramos respostas para os desafios do presente e que o que fomos responde, sem qualquer dúvida, a questões como: QUEM SOMOS? ou QUEM QUEREMOS SER?