No âmbito da comemoração da Restauração da Independência em Portugal, a 1 de dezembro de 1640, as turmas do 6.º ano desenvolveram um projeto, dinamizado pelas disciplinas de Português e de História e Geografia de Portugal.
A “Revolta do Manuelinho”, revolta popular, iniciada em Évora, em 1637, também conhecida como “Alterações de Évora”, contra o aumento de impostos, no período do Domínio Filipino (1581-1640), foi um acontecimento histórico relevante para a Restauração da Independência, a 1 de dezembro de 1640.
Os revoltosos criaram panfletos/comunicados, assinados com o nome “Manuelinho”, personagem local que vagueava pela cidade.
Os alunos do 6.º ano “viajaram no tempo” e criaram panfletos, em texto poético, assinados pelo “Manuelinho”; áreas vocabulares e acrósticos. Os trabalhos realizados estão expostos no átrio da EPL.