Os países falantes da Língua Portuguesa estabeleceram como data comemorativa da Língua que nos une o dia 5 de maio. A Biblioteca Alda Lara (BEAL), como não poderia deixar de ser, não deixou passar a data em claro e entre os dias 6 e 10 homenageou a Língua que nos deu identidade, a Língua que nos constrói. Assim fizeram-se várias atividades em que participaram os diferentes ciclos, alunos com diferentes níveis etários. O objetivo era comum “o orgulho de ser falante da Língua Portuguesa” uma das mais faladas no mundo. Propuseram-se leituras, visualizaram-se documentários, homenagearam-se produtores de textos criativos.
Dia 6 e 7 de maio todos os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário participaram na atividade “10 minutos de encontros” onde leram, ou ouviram ler na sala de aula, excertos de obras de autores da lusofonia, Angola, Moçambique, Portugal e Timor, todos presentes, a Língua floriu em culturas diferentes. Nos dias 6, 7 e 8, turmas do primeiro, segundo e terceiro ciclo, visualizaram um pequeno documentário sobre a história e evolução da Língua Portuguesa. “A Língua é a nossa Pátria.”
Finalmente no dia 10 homenageou-se os alunos que produziram os melhores textos da 3.ª edição do concurso “Viagem pela Escrita na EPL”. Pais, alunos, professores e direção estiveram presentes no auditório para premiar o talento, a imaginação dos nossos “pequenos/grandes leitores”. A todos a BEAL felicita, agradece o empenho e a participação.