Mais uma vez a nossa Escola deu as mãos e sob a égide da Biblioteca Escolar Alda Lara, comemorou-se a Semana da Leitura entre os dias 18 e 22 de março, com um conjunto de atividades que abrangeu todos os ciclos da Escola, do pré-escolar ao 12.º ano. Grandes e pequeninos sentiram o orgulho de ler e de ouvir ler e fizeram-se várias atividades onde a “palavra” foi rainha.

Assim entre 18 e 20 realizou-se o projeto “10 minutos a ler” em que durante 10 minutos em todas as turmas da Escola, se lia uma história, ou excerto de uma história à turma. O livro era colocado na sala e a magia começava. Há quem possa perguntar “Para quê?” Para cumprir o objetivo de incentivar os alunos a ler e ler e ler…

No dia 18, na Biblioteca, com uma turma do 1.º ano, realizou-se a atividade “Avó-neto”, e entrou-se no mundo encantado da fantasia. Os pequeninos ouviram uma história e puderam preencher um pouco mais o mundo da sua imaginação sem limites onde tudo é possível, desde dragões amigos, a vacas que sabem voar. Fantasiou-se, abriram-se as portas dos sonhos e os pequeninos pela voz de uma avó, a que lhes leu a história, perceberam que se eles desejarem, o mundo não tem limites, e tudo é possível se eles quiserem que seja.

Também se leu no projeto “Ler de Pernas para o Ar” e os alunos do 10.º e 9.º anos, acompanhados da sua professora de português, perceberam que a palavra se pode ler de muitas maneiras. A liberdade não tem limites.

Mas não foi só a disciplina de Português que contribuiu para a Semana da Leitura. No “What Story!”, o Inglês com os alunos e professora do 12.º ano deram o seu contributo na reinvenção de histórias contadas em Inglês, para os alunos do 3.º e 4.º anos. Assim surgiu a versão da “Branca de Neve e os 5 gigantes. Mais uma vez se provou que se a liberdade não tem limites, a imaginação também não.

Em “Un Brin de Poésie” participaram alunos e professores de Francês. Cantou-se, declamou-se, contaram-se histórias, para os alunos do 3.º e 4.º anos, tudo no embalo da “língua do Amor”, o francês.

Outros mais deram o seu contributo e, no átrio da Escola, “O Clube de Xadrez provou que também atividades desta natureza cabem na semana da Leitura porque a “palavra” pode ter múltiplas formas. Todas são válidas desde que contribuam para a formação dos jovens, sempre todas em prol de uma causa única: fazer crescer, formar cidadãos com “C” maiúsculo.

No dia 21 de março, dia Mundial da Poesia, durante o decorrer de todo o dia, múltiplas turmas foram à Biblioteca, acompanhadas dos seus professores de português e sob a orientação da Coordenadora do Clube de Poesia, ouviram-se e disseram-se poemas. Provou-se que a poesia está bem viva e que entre nós temos muitos poetas, porque ser poeta não é apenas escrever o texto, é também saber ouvir e sobretudo sentir.

Finalmente no dia 22 homenageou-se Charlie Chaplin aludindo-se à sua biografia. Viu-se um filme do ator e com isto percebemos que as artes cénicas, também cabem na EPL. E num filme mudo a palavra ausente também esteve lá, porque a palavra pode ter múltiplas formas, mesma aquela em que não é pronunciada.

Assim, a comunidade escolar: alunos, professores, a Biblioteca Alda Lara e o órgão de gestão pedagógica da Escola partilharam todos o mesmo sonho: o de fazer crescer os alunos, de os fazer amar os livros, amar a vida e perceber que ser feliz é adquirir todos os dias um pouco de conhecimento.

Ler é Crescer
é ser feliz
é viver.

 

 

 

Vídeos curtos:
https://www.youtube.com/shorts/IwDbKb3MeVc
https://www.youtube.com/shorts/7yTQP_2i7CQ
https://www.youtube.com/shorts/IwDbKb3MeVc

 

Ao usar este sítio aceita o uso de cookies no navegador e dispositivos utilizados. [+] detalhes

Este sítio utiliza ferramentas e serviços de terceiros (cookies) que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Este sítio utiliza cookies da Google, Wordpress e Gravatar para disponibilizar os respetivos serviços e para análise de tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço. Ao continuar a usar este sítio está a aceitar o uso de cookies no seu navegador e dispositivos utilizados.

[x] FECHAR

Privacy Policy