Os alunos da Escola Portuguesa de Luanda, das turmas do 6.º G e 6.º F, tiveram a oportunidade de desenvolver um projeto de cinema de animação, sob a orientação da professora Eugénia Abreu, nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica. O projeto teve como base a lenda africana UBUNTU!, os alunos aprenderam os princípios da animação e a origem do cinema.
Utilizaram a técnica de “stop motion” um estilo de animação feito a partir de uma sequência de imagens ou fotografias que geram uma ilusão de movimento contínuo, os alunos produziram os seus próprios filmes, criaram os cenários e as personagens em plasticina e deram vida aos protagonistas através da aplicação “StoMotion”.
A docente Ana Teixeira, juntou-se a este projeto e deu a voz ao narrador dos filmes.
Além de desenvolverem as suas competências em animação, os alunos também tiveram a oportunidade de explorar a cultura africana e aprender mais sobre a importância dos valores como a solidariedade, a entreajuda, a cooperação e o respeito pelo outro. O projeto foi muito bem recebido pelos alunos e pelas docentes, que se mostraram orgulhosas do resultado. Foi uma oportunidade para os alunos desenvolverem a sua criatividade, trabalho em equipa e competências de comunicação.
É inspirador ver o potencial criativo e a habilidade dos alunos em aprender e aplicar novas técnicas de animação. É muito positivo ver que a Escola portuguesa de Luanda oferece oportunidades como estas aos alunos.
Parabéns aos alunos e às docentes envolvidas neste projeto tão inovador e criativo.