Na Escola Portuguesa de Luanda, as docentes Teresa Mendes e Rita Magalhães desenvolveram com os seus alunos um estudo detalhado do cânone do rosto humano. Ao longo do projeto, os alunos foram incentivados a explorar a anatomia do rosto humano por meio de desenhos e pinturas, estudando as proporções, os elementos que constituem o rosto, os vários formatos do rosto humano e o estudo da cor (cores primárias, secundárias, intermédias e complementares).
Este projeto, inserido na “Quinzena das Expressões Artísticas”, Plano Nacional das Artes, pretende desenvolver competências artísticas e uma compreensão mais profunda da anatomia humana, para poderem aplicar este conhecimento em futuras produções artísticas. Além disso, o estudo do cânone do rosto humano ajuda a desenvolver competências de observação, análise e representação, fundamentais para a criação de obras de arte.
Os alunos foram capazes de criar retratos realistas e expressivos, demonstrando um maior domínio das técnicas de desenho e pinturas e uma compreensão mais profunda da anatomia e das proporções do rosto humano. As docentes destacaram a importância deste tipo de projeto para a formação dos alunos e para o desenvolvimento das suas competências artísticas.
Parabéns a todos os alunos e professoras!